Como Tomar Glutamina e Creatina?

A Glutamina e a Creatina são provavelmente os suplementos mais usados no mundo da musculação e fisiculturismo. Mas afinal, qual a melhor forma de tomar Glutamina e Creatina? Esses suplementos podem ser combinados? Conheça as respostas para essas e outras perguntas nesse artigo.
ESSE VÍDEO É UM RESUMO DO ARTIGO, ASSISTA:





Glutamina X Creatina


A Glutamina, um aminoácido não-essencial, é usado para reduzir a quantidade de glutamina "roubada" das células musculares durante o treino, resultando na preservação dos músculos e aumento do metabolismo da proteína.

Já a Creatina, atua como uma fonte de energia necessária para as células musculares desempenharem um maior trabalho através da geração da ATP (Trifosfato de Adenosina) – a fonte de energia dos nossos músculos – o que significa uma maior quantidade de repetições nos treinos!

Os resultados da suplementação com Creatina são ganhos de força e consequentemente aumento dos músculos. Tanto a Creatina quanto a Glutamina tem um lugar importante na suplementação de qualquer praticante de musculação.

Tomar Glutamina e Creatina


Como Tomar Glutamina e Creatina


Como a Creatina é usada essencialmente para manter os níveis de ATP elevados, algumas pessoas relatam um melhor resultado tomando esse suplemento antes do treino. Outras pessoas preferem tomar após o treino, alegando que a Creatina será usada apenas no dia seguinte. Cabe a você fazer testes e ver como seu corpo responde melhor. Porém, recomenda-se que a Creatina e a Glutamina sejam tomadas em horários diferentes. A teoria é que ao tomarmos ao mesmo tempo, os dois suplementos iriam "competir" pela entrada nas células, resultando em uma absorção menor de cada um desses nutrientes.

Segundo as pesquisas, o nível de Glutamina no organismo cai muito após o treino intenso de musculação. Portanto, se for tomar os 2 suplementos, experimente tomar a Glutamina logo após o treino e a Creatina ou antes do treino ou algumas horas após o treino (conforme seu corpo responder melhor, desde que tome cada suplemento em horários diferentes).

O consumo diário recomendado da Creatina é de 3-5g e o da Glutamina de pelo menos 2-5g, para estimular o aumento dos níveis do hormônio do crescimento e evitar a perda de músculos.

Marcas de Creatina Recomendadas:

Creatina Melhores Marcas

Marcas de Glutamina Recomendadas:

Glutamina Top Marcas

Controvérsias sobre o assunto


Assim como qualquer assunto da área de musculação, existe muita controvérsia. Você provavelmente se lembra que antigamente acredita-se que o consumo da cafeína atrapalhava a absorção da Creatina e que hoje em dia isso já foi derrubado. Existem também agora várias pesquisas que sugerem que é possível sim consumir Creatina e Glutamina ao mesmo tempo, e algumas pessoas até incentivam isso. Então no final das contas vale a pena fazer testes e ver como seu corpo responde a cada forma. Sempre se guie pelo seu próprio corpo. Se algo funciona melhor para você, continue fazendo!

A musculação não é uma ciência exata e cada corpo é um corpo e cada caso é um caso. Dessa maneira, é super importante conhecer como seu próprio corpo funciona e como ele responde de acordo com cada metodologia utilizada.

Muita gente por exemplo diz que só consegue treinar bem a noite, por exemplo. Enquanto outras pessoas só funcionam bem pelo período da manhã! É exatamente a mesma coisa no caso da suplementação. Cada pessoa pode ter uma resposta diferente. Então dessa maneira recomendamos fazer testes e ver como seu corpo funciona, pois existem pesquisas apoiando ambos os casos!

Última Atualização nesse Artigo: Março de 2020