Mas se um lado do seu corpo está começando a dominar demais e surgindo uma diferença muito grande (não importa se é no bíceps, tríceps, ombro ou até mesmo um lado do peito/costas), existem algumas maneiras simples de corrigir isso. Continue lendo e descubra como corrigir essa diferença.
Como Corrigir um Braço Maior que o Outro?
Faça Exercícios Unilaterais
O primeiro passo é mudar os exercícios para aqueles em que fazemos cada lado de forma independente (com halteres, cabos, equipamentos unilaterais, etc).
Quando fazemos um exercício com barra ou em máquinas que ambos os braços trabalham juntos para mover o peso, um braço SEMPRE vai ter a possibilidade de "roubar" pelo outro. Seu corpo é inteligente, sempre vai arranjar uma maneira mais fácil de levantar a barra. Não importa qual seja o exercício, pode ser no supino, rosca direta, desenvolvimento... o lado dominante pode acabar fazendo o maior esforço.
Então, se um dos lados do seu corpo já está tão dominante que afeta a execução dos exercícios ou a aparência te incomoda quando olha no espelho, troque para os exercícios unilaterais o quanto antes. Por exemplo: Se você está acostumado a fazer Rosca com barra, passe a fazer Rosca com halteres. Em vez de fazer Supino Reto com Barra, faça com halteres. O mesmo para qualquer outro grupo muscular que apresente diferenças de tamanho entre os lados.
Isso vale para os aparelhos também. Evite qualquer exercício feito em máquinas em que ambos os braços trabalhem juntos para mover o peso. Foque apenas nos exercícios unilaterais em máquinas. Dessa forma, passe a fazer bíceps nos cabos com um braço de cada vez, o mesmo serve para os tríceps. Se você faz Pulley Costas convencional, passe a fazer na máquina que tem 2 puxadores independentes. Você entendeu como funciona.
Leve o Lado Fraco até a Falha
Por exemplo na Rosca Alternada com Halteres, supondo que seu lado esquerdo é o mais fraco. O ideal é começar o exercício então com o lado esquerdo na primeira repetição, e o braço mais forte na segunda. E assim você continua alternando entre cada braço. Assim que o seu braço fraco chegar na falha muscular, você iguala fazendo a ultima repetição com o braço mais forte e então para a série por ali.
Então se por exemplo você quase não conseguiu finalizar a 7ª repetição com o braço esquerdo e chegou na falha, você apenas fará a 7ª repetição no braço mais forte também e então deve parar. Não importa se você ainda tem força no braço mais forte para continuar.
O mesmo vale para tríceps. Comece sempre com o braço mais fraco até atingir a falha, então faça a ultima repetição no braço mais forte e pare. Mesmo que você tenha força suficiente para fazer mais algumas repetições com o braço mais forte.
Tríceps na Polia Unilateral |
Explicações
Seguindo esse método, o braço mais fraco ganha um estímulo maior indo até a falha, enquanto o braço mais forte para um pouco antes de falhar. Isso permite que você mantenha a força/tamanho no lado dominante enquanto permite que o lado mais fraco vá se igualando.
Um erro muito comum, que inclusive até mesmo alguns "instrutores" recomendam, é pensar que o melhor seria fazer séries/repetições extras para o lado fraco. Claro que isso não faz sentido nenhum. Se fazer 3 séries a mais faz com que o músculo cresça mais rápido, então por que você não faz essas 3 séries extras para o corpo todo e fica gigante? Exatamente, porque isso não funciona.
Na verdade, nem sempre um volume de treino maior significa um melhor crescimento. Você só consegue estimular uma certa quantidade de crescimento muscular em cada treino, ou seja, existe um limite em que qualquer trabalho adicional não vai produzir ganhos adicionais. Se treinar por mais tempo significasse maior ganho de músculos, todo mundo passaria 4 horas por dia na academia.
Conclusão
A melhor maneira de corrigir uma assimetria muscular (lados muito diferentes) é "pegar leve" no lado mais forte, com menos intensidade, enquanto mantém a intensidade máxima no lado mais fraco. Treinar ambos os lados com a mesma intensidade e fazer umas séries a mais no lado fraco não faz nenhum sentido.
Resumidamente:
- Mude para os exercícios unilaterais
- Foque em levar o lado mais fraco até a falha muscular
- Faça a mesma quantidade de repetições no lado mais forte e nada mais
-
Bom pessoal, como viram não tem nenhum mistério para corrigir essa diferença muscular. Siga essas dicas durante um tempo de maneira consistente e logo o lado mais fraco irá alcançar o mais forte até um ponto que não vai ter mais nenhuma diferença visível. Espero que tenham gostado e até o próximo artigo!